siga-nos ico-facebook.gif ico-instagram.gif ico-blog.gif

O Método

O método pilates é um sistema com inúmeros exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada de treino de força e flexibilidade que promove a melhora da postura, reduz o estresse, alonga e tonifica a musculatura sem exageros. A incorporação do método nos exercícios de solo, bola e aparelhos utilizando-se de princípios específicos busca a qualidade dos movimentos.

Histórico

img-metodo.jpg
Nascido em 1883 numa pequena cidade da Alemanha, Joseph Hubertus Pilates passou a adolescência praticando esportes variados. Chegou a ser lutador profissional de boxe, em 1912, mas logo depois, durante a I Guerra Mundial, Pilates foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com guerrilheiros mutilados.

Toda esta vivência o levou a criar seu método revolucionário. A princípio, ele usou molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem aos equipamentos que hoje fazem tanto sucesso.

Em 1923, o alemão abriu seu primeiro estúdio em Nova York. No começo, o método impressionou um pouco e a popularização da prática só se deu nos anos 40, com a procura de grandes bailarinos, como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

O fundador da prática faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho de difusão e logo, muitos alunos seguiram seus passos e abriram seus próprios estúdios. A maioria dos alunos que procuravam o método era praticante de esportes e geralmente apresentava algum problema corporal (postural ou lesões).

Benefícios alcançados com a prática:

 Melhora do condicionamento físico geral
 Ganhos de força, alongamento e definição muscular
 Reorganização do alinhamento postural
 Reabilitação das patologias da coluna
 Alívio das lombalgias e fibromialgias
 Ganhos de consciência corporal e coordenação motora
 Trabalha a respiração
 Promove relaxamento
 Indicado para gestantes e pós-natal
 

Receba novidades por e-mail